Zoo Pomerode

O Zoológico Pomerode foi fundado em 1932, sendo o primeiro zoológico na região sul do Brasil. O Zoo Pomerode iniciou seu plantel com animais domésticos que ficavam em uma lagoa nos fundos da casa do Sr. Hermann Weege, um grande empreendedor local (confira no vídeo abaixo). Com a permanência dos animais domésticos e a disponibilidade de alimento, animais nativos da região do Vale do Itajaí eram atraídos para o local. Nasceu assim, a ideia de constituir o Zoológico, sendo a primeira iniciativa privada deste tipo no Brasil.

Por muitas décadas  o Zoo Pomerode foi o único zoológico da região, sendo bastante conhecido por pessoas de todas as faixas etárias. As obras e gestão implantadas vem incrementando o bem-estar dos animais e a qualidade da visita para o público, além de viabilizar a recente autonomia financeira do Zoológico em sua configuração atual.

Atualmente o Zoo Pomerode é o maior Zoo de Santa Catarina, e o maior referencial e pólo de atração turística do município de Pomerode. Em pesquisa realizada pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior (2001), constatou-se que 92% dos turistas que visitam a cidade têm intenção de visitar o Zoo. Isto reafirma a importância deste empreendimento para o município e demonstra o enorme potencial de expansão no atendimento e atração de visitantes, beneficiando outros empreendimentos turísticos locais.

Atualmente no Zoo Pomerode vivem aproximadamente 1.150 animais pertencentes a 270 espécies. Dentre as espécies alojadas, muitas correm risco de extinção na natureza, sendo necessário o esforço de conservação. O Zoo Pomerode desenvolve atividades de reprodução destas espécies destacando a jacutinga, o papagaio-charão, ararajuba, papagaio-do-peito-roxo e o gato-maracajá, dentre outras.

Além de trabalhar na conservação das espécies, o Zoo Pomerode desenvolve um programa de Educação Ambiental desde 2002.  A Educação Ambiental procura sensibilizar e conscientizar às crianças que os problemas ambientais são fruto de uma relação desequilibradas entre a natureza e a sociedade. Procurando motivar ações que possam contribuir com a melhora da qualidade ambiental tendo como princípio o respeito a todas as formas de vida.

INFRAESTRUTURA

O Zoo Pomerode está localizado na rua Hermann Weege, 180 – Centro. Atualmente o Zoo possui 35.000 m2 de área construída e dispõe de mais 65.000 m2 destinadas a futuras ampliações. No Zoo Pomerode você dispõe de: 

Estacionamento: O estacionamento é pago e fica ao lado do Zoo. Possui capacidade para mais de 200 automóveis. Faça o seu passeio despreocupado e por quanto tempo desejar. 

Núcleo de Educação Ambiental Hans Eduard Arnhold: Possui auditório com capacidade para 100 pessoas, onde são realizadas palestras e atividades de sensibilização para grupos organizados. É indispensável o agendamento. Contato: (47) 3387-2659. 

*Todos os serviços abaixo descritos são terceirizados, não estão inclusos no valor do ingresso.

Cinema 7D*: Este cinema proporciona as mais surpreendentes emoções em uma aventura de 7 dimensões. São 25 opções de filmes, com duração de 4 à 8 minutos. Há pacotes especiais para grupos. Maiores informações com Wagner, pelo telefone (47) 99952-0043.

Novo Milênio Fotografias*: No Zoo também há um ambiente para fotos personalizadas. Assim, você, sua família e amigos guardam uma recordação especial do passeio. Maiores informações com Tatiana, pelo telefone (47) 99210-2370.

Restaurante e Lanchonete Safari*: Diversas opções de lanches, bebidas e buffet. Podem ser realizadas reservas para grupos com agendamento prévio. Consulte preços e promoções. Contato: (47) 3387-2659 ramal 27. 

Aqua Lanches Contâiner*: Ambiente com lanches e bebidas, incluindo caldo de cana. Maiores informações com Aquilino, pelo telefone (47) 99983-1222.

Loja de Artesanatos*: Esta loja conta com inúmeros produtos artesanais típicos, brinquedos, peças em cerâmica e diversas lembranças. Está localizada próxima a entrada. Maiores informações com Izilda, pelo telefone (47) 3387-3419.

ZS Balões*: Espaço para compra de balões, chaveiros (incluindo chaveiros personalizados com foto) e também brinquedos. Maiores informações com Sarah, pelo telefone (47) 99189-3544.

Confira o mapa do Zoológico!